Um dia de debates sobre a carga tributária em Porto Alegre

Um dia de debates sobre a carga tributária em Porto Alegre

Hoje será um dia importante para a discussão da questão tributária brasileira em Porto Alegre, porque vários eventos reunirão políticos, empresários e técnicos para analisar a situação e tentar descobrir por que as coisas não andam no campo dos impostos no País. Dois dos eventos contarão com a presença do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos (PSD), que trata desse assunto desde que foi presidente da Associação Comercial de São Paulo, participou do Conselho Nacional de Associações Comerciais (Conasc) e, mais recentemente, como vice-governador de São Paulo e, agora, ministro. Os debates começarão, às 7h45min, durante café da manhã da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa da Assembleia Legislativa, em parceria com o Sebrae-RS, no Hotel Embaixador, coordenado pelo deputado José Sperotto (PTB), com as presenças do secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta (PDT), do secretário adjunto do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social-RS, Nelson Spolaor, e dos presidentes da FCDL-RS, Fiergs, Farsul, Federasul e Fecomércio.

Carga tributária II

Ao meio-dia, o ministro Afif Domingos terá novo encontro para debater a questão tributária brasileira e gaúcha, desta vez, no almoço Tá na Mesa, da Federasul, no Palácio do Comércio. Em ambos os encontros, se buscará soluções para viabilizar a desoneração de tributos sobre a cadeia produtiva gaúcha e a diminuição do peso da carga tributária brasileira sobre toda a produção nacional. Os impostos brasileiros não são os mais elevados do mundo, mas são os mais confusos e os que menos retorno dão aos cidadãos e às empresas que os recolhem. Na OAB-RS, o ex-governador Germano Rigotto (PMDB), que há anos defende uma reforma tributária, fará palestra sobre a necessária simplificação tributária. Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, conforme nossa nota de ontem, o presidente Gustavo Schifino está reforçando o movimento Chega de mordida, que luta pelo fim da cobrança, pelo Estado, de diferença do ICMS sobre micros e pequenas empresas do Simples. O assunto será votado, dia 20, na Assembleia Legislativa.

Posse no Sinborsul

O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha-RS realizará, amanhã, a solenidade de posse da sua nova diretoria eleita para o triênio 2013/2016. Assumirá a presidência o industrial Gilberto Brocco, da empresa Mercobor, de São Leopoldo. Sucederá o industrial Arlindo Paludo, do grupo Vipal, que ocupará a vice-presidência, juntamente com Adão Muck, da Crepesul, e Roberto Adolfo Ely, da Ingabor, ambos de São Leopoldo, e Luiz Plínio Gomes, da Stilflex, de Canoas. Será às 20h, na sede do Sinborsul, à rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo. O sindicato foi fundado em 1952, tem abrangência estadual e congrega cerca de 230 empresas que geram aproximadamente 10.500 postos de trabalho.

Taurus

O empresário Luis Fernando Costa Estima receberá hoje, em Brasília, a Ordem do Mérito da Defesa, concedida pelo Ministério da Defesa. Como presidente do Conselho de Administração da Forjas Taurus, Estima lidera o alinhamento estratégico da companhia no processo de reaparelhamento das Forças Armadas através do Plano Nacional de Defesa.

Grãos

O Fórum Interativo de Infraestrutura e Logística acontecerá, dia 26, na Expointer 2013. Serão discutidos o transporte e o escoamento de grãos no País, com a presença, entre outros, do presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo. Organizado pela Klein & Associados, o encontro se iniciará às 16h, no Parque de Exposições Assis Brasil, com entrada franca. “O principal objetivo deste encontro é possibilitar um amplo debate sobre uma das maiores deficiências do agronegócio brasileiro”, diz  o diretor da Klein & Associados, Odacir Klein, que presidirá a mesa de debates.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *