Auditorias chegam aos condomínios residenciais e comerciais

Auditorias chegam aos condomínios residenciais e comerciais

SÃO PAULO – Auditoria é mais uma ferramenta que o corpo administrativo do condomínio, junto aos seus condôminos e administradoras tem em mãos para o controle das finanças, e na investigação de casos de desvios e fraudes. A grande diferença está na apuração dos dados entre os setores residenciais e comerciais.

Enquanto um condomínio comercial pode ter somente uma empresa para se auditar, os conjuntos habitacionais com mais de 100 unidades, terão no mínimo 100 pessoas para a verificação dos dados. “É a auditoria que representa maior dificuldade, pois o volume de dinheiro, contas e a possibilidade de haver erros e omissões são grandes”, afirma Julian Clemente, sócio-diretor da BDO empresa de auditoria.

Além dos custos, outra problemática encontrada é a falta de mão-de-obra qualificada. “Quanto mais apurações a serem feitas em um condomínio, maior é a exigência perante as técnicas e conhecimentos empregados ao auditor. O profissional precisa estar informado sobre todas as atualizações legislativas, inovações tecnológicas, técnicas de investigação, entrevista, avaliação e elaboração de relatórios pertinentes às auditorias”, finaliza Clemente.

Fonte: DCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *