Classe contábil lança campanha pela valorização da profissão

Classe contábil lança campanha pela valorização da profissão

Autoridades e representantes da contabilidade se reuniram na Assembleia Legislativa de SP

Lançada em São Paulo a campanha “2013 – O ano da contabilidade no Brasil”, uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com as demais entidades da categoria, com o objetivo de mostrar o que a contabilidade faz pelas empresas. Durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo e presidida pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB), além do lançamento da campanha, os participantes receberam homenagem pelo Dia do Contabilista, comemorado em 25 de abril.

Em todo o Brasil, são mais de 80 mil organizações contábeis e 500 mil contadores, sendo 135 mil profissionais apenas no estado de São Paulo. “Nossa profissão adquiriu novo patamar na sociedade e hoje a contabilidade brasileira é referência no mundo”, comemorou Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

Para Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP), a categoria contábil vem conquistando um canal de comunicação importante na Assembleia Legislativa. “Buscamos sempre mudanças significativas para a sociedade como a desburocratização e a redução da carga tributária. Não há desenvolvimento que não passe pelo contador.”

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

O evento também contou com a presença de Warren Allen, presidente da IFAC – International Federation of Accountants (Federação Internacional de Contabilidade). Segundo ele, o contabilista tem função preponderante no mundo dos negócios. “A campanha é uma grande oportunidade para a sociedade entender o trabalho do contador e a importância da profissão na economia.”

70 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO

Valdir Pietrobon, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), define a contabilidade como a vida de uma empresa. “É um instrumento de gestão.” Para Luiz Fernando Nóbrega, presidente Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), o Brasil tem muito a contribuir com o setor no mundo. “Nossa principal dificuldade ainda é o sistema tributário, que faz o contador despender tempo em excesso com burocracias.”

O Brasil completou 70 anos de regulamentação da profissão contábil, hoje uma das cinco mais procuradas nas universidades, de acordo com o deputado Itamar Borges. “A atividade ganhou reconhecimento em todo o mundo principalmente pela adaptação às normas internacionais. O contador hoje faz parte da gestão da empresa”, finalizou o deputado.

A sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista foi transmitida ao vivo e será reprisada no dia 2 de junho às 21h pelos canais 13 da NET, 66 da TVA, 185 TVA Digital e 612 TV Digital Aberta.

– SESCON-SP E AESCON-SP – Desde 1949, o SESCON-SP e a AESCON-SP conciliam a prestação de serviços à luta permanente em prol dos interesses dos empreendedores e dos contribuintes brasileiros. Nos próximos três anos, a nova diretoria concentrará seus esforços em ações que colaborem com a sociedade e com as quase 18 mil empresas contábeis e mais de 84 mil de assessoramento no estado de São Paulo

Fonte: Incorporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *