Os benefícios e cuidados sobre o uso dos certificados digitais

 

Os benefícios e cuidados sobre o uso dos certificados digitais

Atualmente milhões de pessoas enxergam a internet como um canal eficiente e confiável para adquirir bens, contratar serviços e até executar suas transações bancárias

O Brasil, em particular, sofreu um aumento considerável no número de internautas. Diversas empresas que, durante anos de operação, utilizavam infraestruturas tradicionais, hoje se beneficiam da internet e conseguem atingir um número muito maior de consumidores sem investir grandes quantias em lojas locais. 

O outro lado também se beneficiou muito, pois os consumidores podem pesquisar o preço de um determinado produto antes de decidir em qual delas irá realizar a compra. Além disso, surgiram empresas especializadas, que enxergando essa nova necessidade, oferecem serviços com o objetivo de apoiar o consumidor nessas pesquisas. 

Para facilitar a usabilidade e conquistar mais clientes, muitas empresas que oferecem serviços através de canais eletrônicos têm usado somente credenciais de acesso formadas por usuário e senha e já é notória a ineficiência desse mecanismo. 

Mesmo as credenciais formadas por usuário, senha e uma senha temporária, também conhecida como One-time Password, que são senhas com um período de validade muito menor, normalmente de 30 segundos, estão sujeitas a ataques eficientes, pois não possuem um vínculo direto com a transação. Desta forma, um fraudador pode interceptar a transação e modificar os dados sem invalidar essas credenciais de acesso e, consequentemente, a instituição financeira irá entender essa transação como legítima. 

Assim, um tipo de credencial que vem ganhando cada vez mais destaque é o certificado digital, que é um documento eletrônico com o objetivo de identificar uma pessoa no mundo digital e é sempre emitido por um terceiro qualificado, conhecido como Autoridade Certificadora, que deve atender uma série de exigências para operar. 

Outro ponto importante está relacionado ao processo de emissão de um certificado digital, pois a identificação presencial do requisitante também é uma exigência em hierarquias seguras como a ICP-Brasil. Com toda a segurança proporcionada pelo Certificado Digital, ele passa a ser uma credencial muito importante no processo de identificação do indivíduo e até de empresas. 

Diversas são as aplicabilidades como, por exemplo, NF-e, NFS-e, Conectividade Social, DIPJ, SPED, o pioneiro SPB, o Judiciário e entre tantos outros. No setor privado, as empresas se beneficiam da segurança e suporte jurídico que a tecnologia proporciona, e tem utilizado essa credencial no acesso a sistemas críticos, transações financeiras eletrônicas e assinatura digital de contratos e outros tipos de documentos.

Assim, diversos gastos inerentes aos processos físicos, como cartório ou logística, simplesmente desaparecem, além da agilidade proporcionada pelos processos eletrônicos. 

Todo certificado digital tem um prazo de validade, que na ICP-Brasil pode variar de 1 a 5 anos. Não renovar o certificado digital no momento certo pode ocasionar um grande impacto aos processos de negócio. Com isso, soluções que monitoram a população de certificados digitais e alertam os responsáveis sobre o vencimento se tornam vitais. 

Assim, não existe dúvida que o certificado digital é uma credencial importante para o mundo corporativo e a tecnologia, quando bem aplicada e monitorada, se torna uma grande aliada das empresas na segurança e agilidade dos processos corporativos. 

 

Fonte: Eder Alvares Pereira de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *