Systax lança solução para integrar e gerenciar regras tributárias diretamente no SAP ERP

Systax lança solução para integrar e gerenciar regras tributárias diretamente no SAP ERP

 

São Paulo – A Systax Sistemas Fiscais está lançando o Systax Cockpit. Esta solução é um conjunto de serviços e software que visa gerenciar e atualizar regras fiscais diretamente nos sistemas integrados de gestão empresarial, os Enterprise Resource Planning (ERPs). Composto por um conjunto de funcionalidades para gestão on-line de regras tributárias, o Systax Cockpit automatiza a atualização de parâmetros legais do ERP, além de prover uma base de dados completa para consultas e simulações real time, quer seja por produto, operação ou outros.  Em forma de Add´ons, as soluções para gestão e atualização automática de parametrização de regras estão disponíveis, nesta primeira versão, apenas para as empresas que possuem o sistema SAP ERP. Porém, as interfaces em webservices podem atender a qualquer tipo de sistema.
Todo o dinamismo tributário brasileiro traz alterações legais que afetam diretamente os processos de negócio de cada companhia. As empresas precisam manter um conjunto de profissionais que avaliam diariamente as alterações legais, interpretando-as e customizando-as de maneira equivalente em seus ERPs.
“A Systax não só entendeu a necessidade de prover um processo mais simples e eficiente de gestão e compliance tributária, como oferece o serviço de acompanhamento da legislação através de seus consultores que registram todo o conteúdo tributário em uma base de dados eletrônica. A Systax oferece ainda a integração eletrônica dos ERPs, visando a compliance, gestão, planejamento e atualização de parametrização tributária”, explica Marcelo Jerus, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Syxtax.
A Systax controla, evolutivamente, mais de 700 mil regras tributárias federais e dos 27 estados brasileiros. A base de dados eletrônica da Systax contém todos os parâmetros legais necessários à criação, recebimento e ou auditoria eletrônica de notas fiscais e ou ordens de vendas e compras.
O novo Systax Cockpit fornece assim a interface eletrônica das regras tributárias atualizadas diariamente por produto e operações mercantis, diretamente em uma base de dados customizada de acordo com o negócio, produtos, perfis dos parceiros comerciais e até com Regimes Especiais.  É uma facilidade incrível a seus usuários poder consultar de forma rápida e simples as regras tributárias como alíquotas de ICMS, IPI, PIS, Cofins, assim como códigos de CST, substituição tributária, MVA, valor de pautas e direitos fiscais traduzidas na visão exata do negócio, operação e produto. A base de dados tributária disponibilizada no ERP pode ser utilizada como base de apoio para ferramentas de business data warehouse (BW) e business planning ou mesmo ser usada como base de apoio para interfaces com seus sistemas legados sem a necessidade de complexas interfaces com a J1BTAX.
“Os benefícios do Systax Cockpit são inúmeros, pois reduz sensivelmente o esforço de leitura e customização de regras das áreas de TI e tributária, maximiza oportunidades fiscais na operação, contribui com a estratégia de negócio através das ferramentas de tax planning e diminui não-conformidades e ou retrabalhos na operação fiscal através do módulo de auditoria e  determinação de regras tributárias automáticas no SAP ERP”, observa  Jerus. 
O conjunto de funcionalidades do Systax Cockpit está subdividido em três módulos: Management Cockipt, para gerenciamento das regras tributárias e suas atualizações, Cockpit-Audit, um aliado de gestão e compliance tributária que objetiva a consistência e atualização de regras tributárias no ERP, Cockpit Simulation and Planning, que prevê recálculos e simulações de impostos aplicáveis no processo de venda e compra. O Systax Cockpit é disponibilizado por meio de licenças de software. Seus clientes podem ainda optar pelo escopo de soluções a ser utilizado em seus ERPs.
Sobre a Systax
A Systax Sistemas Fiscais acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com mais de 700 mil regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. 
Systax na Internet: http://www.systax.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *