Great Place to Work® conclui 16ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”

Great Place to Work® conclui 16ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”

A avaliação das Melhores Empresas para Trabalhar foi concluída pela equipe de consultores do Great Place to Work® – a única empresa global especialista em ambiente de trabalho que oferece consultoria e treinamento com expertise em auxiliar as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança, sendo capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores. A equipe editorial da revista Época já está trabalhando para a publicação do especial Guia Melhores Empresas para Trabalhar 2012/2013. A cerimônia de premiação das “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil” será realizada em São Paulo, no dia 13 de agosto.
– Em sua 16ª edição, a pesquisa revela quais são as 100 “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, nas categorias “Grandes e Multinacionais”, e as 30 “Melhores Empresas para Trabalhar – Médias e Pequenas”. O estudo destaca, em sub-rankings, “As melhores no segmento industrial”; “As melhores em serviços”; “As melhores em qualidade de vida”; “As empresas com mais funcionários jovens”; “As empresas com mais mulheres”; “As empresas mais procuradas”; “As empresas com mais escolaridade”; “As empresas que mais cresceram”; “As empresas que treinam melhor”; “As empresas que mais contratam”; e “As empresas que mais promoveram”.
São Paulo, 18 de julho de 2012 – Após um rigoroso processo de avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e análise das melhores práticas de gestão de pessoas, a equipe do Great Place to Work®  concluiu a 16ª edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil. Conduzida em parceria com a revista Época, publicação da Editora Globo, a pesquisa será divulgada em cerimônia de premiação a ser realizada no dia 13 de agosto, em São Paulo. Na ocasião, os anfitriões do evento reunirão executivos das principais companhias do país para premiar as Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil, nas categorias “Médias e Pequenas (30 empresas) e “Grandes e Multinacionais” (100 empresas).
Segundo José Tolovi Jr., Chairman of the Board do Great Place to Work® e fundador da organização no Brasil, tem se tornado um consenso entre os executivos de empresas em todo o mundo que não é possível ter um negócio próspero sem investir nas pessoas. “A vanguarda da gestão empresarial está em um modelo que tem o investimento em pessoas como parte importante da estratégia do negócio. Vivemos hoje a chamada Era do Significado, na qual alinhar questões éticas com a atuação da empresa e do próprio funcionário não é uma utopia; é real e lucrativo. Muitas empresas, inclusive as brasileiras, têm mostrado que investir nos profissionais torna as empresas produtivas, lucrativas e sustentáveis”, afirma o executivo.
Na análise de Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil” comprova que o investimento em pessoas tem originado uma nova geração de profissionais: pessoas com uma visão mais exigente e crítica em relação às companhias. “Na edição 2012 da pesquisa, das nove Práticas Culturais analisadas, duas tiveram notas mais altas: Contratar & Receber e Cuidar. Isso significa que as empresas estão sofisticando cada vez mais o processo de contratação e a forma de receber, além de cuidarem mais dos funcionários, mostrando preocupação  e respondendo criativamente à necessidade das pessoas de equilibrar trabalho e vida pessoal. Esse movimento tem sido percebido e valorizado pelos funcionários, em especial, pelos da Geração Y, que são profissionais interessados em discutir valores e propósitos das companhias; são os integrantes e defensores dessa Era do Significado”, avalia o executivo.
De acordo com o editor-executivo da ÉPOCA, Alexandre Mansur, a premiação das empresas que investem na valorização dos seus profissionais auxilia para a modernização do mercado de trabalho brasileiro. “Acreditamos que divulgar companhias com as práticas mais avançadas contribui para que as companhias se reinventem e criem novas ações para melhorar o ambiente de trabalho”, afirma Mansur.  O editor destaca que o guia publicado pela revista também é útil para os leitores no início de carreira ou já inseridos no mercado de trabalho. “Nossa publicação pode servir como referência na hora da escolha de uma boa companhia para trabalhar. Além disso, auxilia no conhecimento do que as empresas oferecem para os seus empregados.”
 16ª EDIÇÃO 
Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa do Great Place to Work® contará com um ranking que destaca as 30 Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil na categoria “Médias e Pequenas”, reunindo as 30 empresas nacionais que empregam de 100 a 999 funcionários – as 10 primeiras colocadas estão dispostas em ranking; as demais 20 empresas estão dispostas em ordem alfabética. Na categoria “Grandes e Multinacionais” – empresas que empregam mais de mil funcionários ou multinacionais – as 25 primeiras colocadas estão dispostas em ranking; as demais 75 empresas estão relacionadas em ordem alfabética.
Além do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, a 16ª edição destaca, em sub-rankings, “As melhores no segmento industrial”; “As melhores em serviços”; “As melhores em qualidade de vida”; “As empresas com mais funcionários jovens”; “As empresas com mais mulheres”; “As empresas mais procuradas”; “As empresas com mais escolaridade”; “As empresas que mais cresceram”; “As empresas que treinam melhor”; “As empresas que mais contratam”; e “As empresas que mais promoveram”. Há, ainda, destaques atribuídos às empresas com as melhores Práticas Culturais – que compõem a metodologia do Great Place to Work®.
METODOLOGIA 
A relação de confiança é a essência na pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar. O entendimento dos pilares desta relação gerou o Modelo Great Place to Work®, construído a partir de duas visões complementares: o Trust Index© e o Culture Audit©. O Trust Index© – ou Índice de Confiança – é extraído a partir do questionário respondido pelos funcionários. As respostas são agrupadas em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Estas Dimensões explicam o que é um excelente lugar para trabalhar na visão dos funcionários: um lugar onde você confia nas pessoas para quem trabalha; tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha.
O Culture Audit© é obtido a partir da análise das práticas culturais, descritas em um segundo questionário, respondido pela empresa, que permite compreender o que é um excelente lugar para trabalhar na visão da liderança: é uma organização que atinge seus objetivos; com pessoas que dão o melhor de si; e que trabalham em equipe. A partir do Culture Audit©, o Great Place to Work® mapeia as chamadas 9 Práticas Culturais das organizações. A força deste método está em analisar integradamente a visão dos funcionários e a visão da liderança.
EDITORA GLOBO 
A Editora Globo faz parte do maior conglomerado de empresas de Comunicação do País, as Organizações Globo. Fundada há 60 anos, tem no seu portfólio as marcas ÉPOCA, QUEM Acontece, Época NEGÓCIOS, Época SÃO PAULO, Marie Claire, Casa e Jardim, Casa e Comida, Crescer, Autoesporte, Galileu, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Globo Rural e Monet, além do agregador feminino Meus 5 Minutos e a rede social infantil Mundo do Sítio. Conectada plenamente com seus leitores e consumidores, a Editora Globo se faz presente em todas as plataformas, produzindo um jornalismo independente que  antecipa as transformações da sociedade e ajuda a construir um mundo melhor.
A parceria firmada com a Condé Nast, referência mundial entre editoras de revistas, trouxe ao mercado brasileiro os títulos Vogue, Casa Vogue, Vogue Noivas e Vogue Passarelas, além de outros como GQ, a revista masculina de luxo mais vendida no mundo, e a Glamour, lançada em 2012. Na área de livros, a Globo Livros orgulha-se de ter em catálogo grandes nomes da literatura nacional e estrangeira.
GREAT PLACE TO WORK®  
O Great Place to Work® é a única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento com expertise em auxiliar as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança no local de trabalho – com ênfase em um modelo diferenciado e abrangente de evidências das percepções dos funcionários das organizações. Com papel único no mercado e profundo conhecimento da excelência em ambientes de trabalho, o Great Place to Work® é capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores, com produtos inovadores e ótimas relações de trabalho.
Fundado nos Estados Unidos, por Robert Levering e Amy Lyman – desenvolve as pesquisas “Melhores Empresas para Trabalhar” em mais de 46 países (América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia), tendo por objetivo construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar o ambiente de trabalho. No último ano, 6.000 empresas em todo o mundo participaram da pesquisa; 11 milhões de colaboradores foram representados – o que o torna referência em qualidade no ambiente de trabalho.
Com metodologia própria, há 25 anos estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje CEO Global do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2012 comemora 16 anos de atuação no País.
www.greatplacetowork.com.br.

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