São Bernardo inaugura Sala do Empreendedor

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (15), a Sala do Empreendedor, espaço voltado à inserção de micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento econômico de São Bernardo.

Implantado no térreo do Paço Municipal, o espaço integra o Programa de Gestão Integrada de Desenvolvimento Econômico, Modernização e Acesso ao Crédito da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conjuntamente a Secretaria de Modernização Administrativa, e integrado à Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão.

No local estarão reunidos os serviços de todas as secretarias da Prefeitura responsáveis pela emissão de documentos e licenças municipais, o que imprimirá maior agilidade no atendimento ao setor.

Benefícios

No endereço figuram espaço exclusivo de atendimento, racionalização dos procedimentos de abertura de novas empresas, centralização de diversos serviços relativos ao processo de abertura em um único local, evitando o deslocamento dos grupos informais, e ainda aperfeiçoamento da capacidade de gestão do empreendedor, estímulo às inovações e inserção no mercado externo.

Os empresários terão ainda acesso a informações socioeconômicas do município, consultoria para elaboração de plano de negócios, palestras e oficinas, consultas sobre marcas e patentes e informações sobre incentivos fiscais. Consultorias do Sebrae, orientações junto ao Sescon, palestras e cursos de qualificação, dados sobre crédito, microcrédito e consultas no Serasa são outras facilidades disponibilizadas.

Parcerias e convênios

A Sala do Empreendedor contará inicialmente com parcerias e convênios de instituições como Banco do Povo, Sebrae, Acisbec, CDL, Sescon, Sindicont, Correios, INSS e Agência de Desenvolvimento do Grande ABC. Um auditório com capacidade para 50 pessoas e um calendário de eventos para os empreendedores são outros benefícios.       

Espaço do Exportador

Outro serviço que estará à disposição no local é o Espaço do Exportador, em parceria com a Educa Produtos e Serviços, órgão da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista. A empresa é a vencedora da licitação pública para prestar assessoria técnica na operação desse espaço, que faz parte do Programa São Bernardo Mais Exportadora e terá a finalidade de fomentar as exportações na cidade, focada nas micro e pequenas empresas.

Entre os principais serviços a serem prestados no Espaço se destacam auxílio para solução de dúvidas referentes a registro junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), orientação quanto à pesquisa de mercados atuais e potenciais utilizando as ferramentas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), bem como auxílio no contato e preenchimento de formulários junto a instituições de apoio e financiamento às exportações, entre as quais a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil.

A Sala do Empreendedor funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Informações pelo telefone 4348-1025 ou pelo e-mail: sala.empreendedor.sp.gov.br. O Paço Municipal está localizado na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

Fonte: Repórter Diário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *