Fecomércio-RS disponibiliza simulador de impostos

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) disponibiliza ao empresariado gaúcho, a partir desta segunda-feira, 18,  um Simulador de Impostos adaptado à Lei nº 13.709/2011, que aumentou os percentuais de redução de ICMS para os optantes do Simples. Com o programa, disponível em banner no site da Federação, contribuintes passam a dispor de mais uma ferramenta para avaliar melhor o regime tributário para seu estabelecimento.

Permitindo um cálculo comparativo entre os impostos a serem pagos nos regimes do Simples Nacional e do Lucro Presumido, o programa foi desenvolvido em parceria com a Affectum Consultoria para ajustar as simulações à nova legislação tributária, sancionada no dia 6 de abril. Pela lei, a redução do ICMS atinge empresas enquadradas no Simples Nacional cuja receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores foi superior a R$ 240 mil e igual ou inferior a R$ 2,4 milhões. “Sem esse ajuste, os empresários poderiam fazer simulações desatualizadas”, explica Zildo De Marchi, presidente da Fecomércio-RS.

Apesar de ser uma ferramenta de grande utilidade para os empresários, o vice-presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, previne sobre a necessidade de um profissional da área contábil na decisão pelo regime tributário a ser adotado. “Só pessoas especializadas podem analisar aspectos técnicos e decidir pela melhor alternativa tributária”, argumenta. O simulador também está disponível nos sites do Sescon-RS e da Affectum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *