A importância da auditoria trabalhista nas empresas

A auditoria trabalhista é uma ferramenta muito importante para a autofiscalização da empresa e tem como objetivo evitar o passivo oculto, reduzir custos e aumentar a produtividade.

É com o exame da relação Empresa x Empregado, por meio de análise criteriosa, que podemos verificar o cumprimento da legislação, as formas de vínculos trabalhistas existentes e os procedimentos adotados.

A auditoria visa examinar as operações trabalhistas, os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores, com isso, é possível verificar as possíveis irregularidades e identificar os caminhos para melhorar o desempenho da empresa. Importante destacar, que a auditoria é uma forma de prevenção e de redução de custos e riscos na área trabalhista.

Na auditoria são analisados todos os procedimentos internos da empresa, face à legislação trabalhista, desde a admissão do empregado até o seu desligamento. Contempla, dentre outros, os cálculos da folha de pagamento, verificação de horário e jornada de trabalho, concessão de férias, cálculos e recolhimentos do FGTS, INSS, IRRF e revisão das rescisões de contratos de trabalhos.

Hoje, a legislação sofre alterações constantes, por isso, é preciso estar atento às novidades e buscar a adequação da empresa as novas normas, a fim de evitar problemas futuros, não só de ordem trabalhista, mas também de fiscalização por parte do Ministério do Trabalho.

Assim, as consultorias e auditorias trabalhistas desempenham um papel de fundamental importância, identificando ainda, fraudes, procedimentos irregulares ou desaconselháveis, direcionando a sociedade à adoção de métodos seguros e de retorno financeiro, corrigindo e prevenindo de eventuais problemas futuros.

Fonte: Hickmann & Schaurich Associados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *