Por que toda empresa deveria ser auditada?

* por Anderson Hernandes

A palavra auditoria gera desconforto nas empresas. Basta falar a um profissional que o seu serviço será auditado e imediatamente ele se perguntará se o serviço foi realizado corretamente. Por outro lado, a auditoria é uma ferramenta de segurança para todas as empresas, visto que todos os serviços realizados por intervenção humana estão sujeitos a erros.

No rol de serviços prestados pelas empresas de contabilidade não é diferente, pois vários fatores colaboram para que ocorram erros dos profissionais envolvidos na execução. Nesse sentido, podemos destacar a complexidade dos serviços realizados pelas empresas de contabilidade e a legislação pertinente. O despreparo de parte dos profissionais executores e das empresas prestadoras, bem como o excesso de tarefas, gera desgaste dos profissionais envolvidos. A ciência contábil é considerada uma ciência exata, mas na prática nem tudo é tão exato assim, permitindo uma ampla variedade de interpretações sobre um mesmo tema. Isso traz um ônus adicional aos contratantes e contratados dos serviços contábeis.

Por todas essas razões, toda empresa deveria auditar ou revisar os serviços realizados, podendo assim precaver-se contra erros que possam trazer prejuízos para ambos dos envolvidos. Esse procedimento não significa desconfiança por parte do contratante, mas garantias futuras, uma vez que o erro, quando identificado antecipadamente dos agentes fiscalizadores, é isento de punibilidade ou tem a punibilidade reduzida, evitando maiores prejuízos.

Mas quais devem ser os principais focos de preocupação das empresas que contratam serviços contábeis? Recomendo que a revisão seja realizada de traz para frente, ou seja, partindo da obrigação acessória e chegando até as informações e dados que foram fontes dessa obrigação. Com isso deve-se dar atenção especial as DIPJ, DCTF, DACON, DIRF, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado, além de outras obrigações não citadas.

Com plena certeza, a revisão e auditoria poderão trazer bons frutos e evitarão muitos problemas futuros para a sua empresa.

 

* Anderson Hernandes é empresário contábil, escritor, palestrante de marketing e especialista em marketing contábil. www.andersonhernandes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *