Receita e Procuradoria integram operações virtuais

Medida abrange Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC) de ambas as instituições

Em um processo de convergência já prenunciado, Receita Federal do Brasil e Geral da Fazenda Nacional anunciaram que, a partir desta terça-feira (23), os Centros de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC) de ambas as instituições vão operar de forma integrada.

“A integração entre os portais tem por objetivo simplificar o acesso aos serviços de consulta, pagamento e parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa”, informou o Fisco por meio de nota.

Dessa forma, após o acesso do contribuinte ao portal e-CAC, no site da Receita, com código de acesso ou certificado digital, não será mais necessário fazer novo login na procuradoria para ter acesso a esses e outros serviços.

Em ambiente eletrônico, é possível conceder diversas informações sobre o contribuinte, separados por Serviços de Tributos Internos e Serviços de Comércio Exterior.

“A utilização da internet para a prestação de serviços, de forma integrada, tem o potencial de trazer ganhos significativos para as duas instituições e principalmente para os contribuintes”, estimou o órgão.

“A facilitação do acesso pode direcionar grande parte dos contribuintes, que atualmente buscam o atendimento presencial, para a internet, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos serviços da RFB e PGFN, com muito mais conforto para o cidadão”, finalizou.

FinancialWeb

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