Empresas que investem na qualidade de vida de seus funcionários produzem mais

Empresas que investem na qualidade de vida de seus funcionários produzem mais

Os benefícios são inúmeros, esse investimento na saúde dos profissionais aumenta a rentabilidade, uma pessoa com bem estar terá idéias mais criativas, buscará saídas rapidamente, terá um outro envolvimento com as atividades

São Paulo, dia 25 de agosto de 2009 – A vida é repleta de compromissos, metas e cobranças. Administrar o dia a dia não é nada fácil, principalmente com os probleminhas que sempre existem nas relações de trabalho. Mas como aliviar esse estresse?

Segundo Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, hoje o estresse faz parte da rotina de muitos profissionais, lidar com ele significa estar mais preparado para o mercado e ter maturidade profissional. “O que é prejudicial é como os trabalhadores conseguem driblar esses empecilhos diários, se ele transforma a situação em um transtorno isso é altamente prejudicial, agora se ele desenvolve uma percepção de desafio diante dos obstáculos possivelmente os resultados serão de qualidade”, destaca.

Identificar os pontos de estresses no ambiente de trabalho é um dever do chefe do

departamento no qual se trabalha. “Aliviar a tensão dos seus subordinados, preparando-os melhor, transformando as adversidades em oportunidade, as pessoas se sentem mais livres e trabalham mais motivadas”, argumenta à psicóloga.

As empresas devem ter políticas para cuidarem da saúde mental e bem-estar dos funcionários. “Os benefícios são inúmeros, esse investimento na saúde dos profissionais aumenta a rentabilidade, pessoas felizes e satisfeitas produzem mais. Uma pessoa com bem estar terá idéias mais criativas, buscará saídas rapidamente, terá um outro envolvimento com as atividades”, aconselha a diretora.

A Programação Neurolinguistica(PNL) é uma ferramenta que fornece ao profissional a capacidade de utilizar a sua neurologia de forma mais pratica e funcional. “A PNL voltada ao mundo corporativo visa essa união entre bem estar e resultados, um profissional influencia o sistema sempre, então a empresa que investir nessa área irá influenciar sairá na frente e terá um excelente diferencial”, explica Márcia.

As empresas podem investir em Coaching Eficaz, um dos métodos mais dinâmicos da PNL, que possibilita no planejamento de toda vida, inclusive no que diz respeito a carreira. “Coaching é um certo tipo de relação que se estabelece entre duas (ou mais) pessoas em que uma delas (a chamaremos de Coach) facilita o êxito da outra (a chamaremos de Coachee). O Coach vai ajudar o seu Coachee a ter mais possibilidades de conseguir algo na vida, tal como foi definido pelo próprio Coachee”, argumenta a psicóloga.

O coach está para ajudar em diferentes áreas, mas o objetivo final é que o cliente se centre mais em sua meta e obtenha os resultados bem antes. O coach trabalha com seu cliente em prol de tornar sua vida mais completa, menos estressante, e que a desfrute mais, alcançando em muitos casos mais do que o esperado. “Um coach é mais que um amigo, mais que um familiar ou um mentor. Isso porque o trabalho dele é escutar imparcialmente sem julgar. Um coach nunca se cansa, é sempre paciente e oferece perspectivas diferentes sem deixar-se influenciar por motivos familiares, ou de amizade, que podem desviá-lo de conseguir o objetivo”, esclarece a especialista.

A psicóloga considera que a metodologia do Coaching ensina como crescer como pessoa, produz resultados tão bons principalmente porque o cliente não está só, ele tem nesses momentos um aliado e alguém que o ajuda a manter essa fase de transição. “Há quem diz que o coaching é também a maneira mais rápida e eficaz de refazer qualquer aspecto de sua vida”, comenta.

O Instituto Saber, liderado pela psicóloga Marcia Dolores Rezende, oferece o treinamento especializado de Coaching. Quem estiver interessado poderá obter informações pelo telefone 11 3262-5272.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *